Unicamp usa PlayStation3 para fazer pesquisas com membranas celulares
Postado por Luiz Augusto Machado às 10:26Vejam como linux esta em todos os lugares, e em todos os ramos tecnológicos, este é o futuro seja livre use software livre !! Noticia obtida no IDGNow
"São Paulo - Grupo da área de Biologia montou um cluster com 12 unidades do videogame rodando Linux para fazer simulações científicas.
O grupo montou um cluster com 12 unidades do videogame rodando Linux para fazer simulações da interação de determinadas drogas com as membranas celulares. “A abordagem é no nível atômico e molecular, portanto são simulações que requerem muito poder de processamento”, aponta a doutora em Física Monica Pickholz.
De acordo com a pesquisadora, o poder dos consoles está no processador Cell, desenvolvido em conjunto pela IBM, pela Sony e Toshiba, e incorporado ao PS3. “O Cell é ideal para fazer este tipo de cálculo”, explica a professora.
Segundo Monica, a opção pelo cluster em PS3 foi feita por meio de um cálculo de custo-benefício - os consoles saíram mais em conta do que custariam computadores oferecendo desempenho equivalente. O preço da versão do console com 60GB (gigabytes) de HD em lojas oficiais no Brasil começa em 2,2 mil reais, em média.
O Cell traz um núcleo de processador PowerPC com capacidade de 3.2GHz - similar aos encontrados nos computadores Apple G5. Porém, esse processador funciona como um “gerenciador” de outros oito processadores dentro do chip, aumentando o seu poder.
O uso de clusteres de PlayStation3 já é comum no meio científico. A iniciativa PS3GRID, por exemplo, recruta voluntários para utilizar o tempo ocioso de consoles em rede para rodar pesquisas científicas."
0 comentários:
Assinar:
Postar comentários (Atom)