Unicamp usa PlayStation3 para fazer pesquisas com membranas celulares
0 comentários Postado por Luiz Augusto Machado às 10:26Vejam como linux esta em todos os lugares, e em todos os ramos tecnológicos, este é o futuro seja livre use software livre !! Noticia obtida no IDGNow
"São Paulo - Grupo da área de Biologia montou um cluster com 12 unidades do videogame rodando Linux para fazer simulações científicas.
O grupo montou um cluster com 12 unidades do videogame rodando Linux para fazer simulações da interação de determinadas drogas com as membranas celulares. “A abordagem é no nível atômico e molecular, portanto são simulações que requerem muito poder de processamento”, aponta a doutora em Física Monica Pickholz.
De acordo com a pesquisadora, o poder dos consoles está no processador Cell, desenvolvido em conjunto pela IBM, pela Sony e Toshiba, e incorporado ao PS3. “O Cell é ideal para fazer este tipo de cálculo”, explica a professora.
Segundo Monica, a opção pelo cluster em PS3 foi feita por meio de um cálculo de custo-benefício - os consoles saíram mais em conta do que custariam computadores oferecendo desempenho equivalente. O preço da versão do console com 60GB (gigabytes) de HD em lojas oficiais no Brasil começa em 2,2 mil reais, em média.
O Cell traz um núcleo de processador PowerPC com capacidade de 3.2GHz - similar aos encontrados nos computadores Apple G5. Porém, esse processador funciona como um “gerenciador” de outros oito processadores dentro do chip, aumentando o seu poder.
O uso de clusteres de PlayStation3 já é comum no meio científico. A iniciativa PS3GRID, por exemplo, recruta voluntários para utilizar o tempo ocioso de consoles em rede para rodar pesquisas científicas."
Claro faz mistério mas diz ter rede 3G pronta
0 comentários Postado por Luiz Augusto Machado às 10:32Agora é só esperar para ver o preço que sera cobrado pela tecnologia, segue a matéria sobre a rede de terceira geração da claro retirada do Reuter Brasil
"A empresa de telefonia celular Claro está com sua rede de terceira geração "pronta, faltando apenas ligar", e aguarda a definição do leilão de frequências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para poder operar, disse nesta terça-feira o presidente da companhia, João Cox.
Sem revelar em que áreas a rede 3G está montada, quando a operação deve começar ou quanto a empresa gastou com os dois fornecedores, Ericsson e Huawey, Cox informou que a empresa obteve uma licença para fazer testes em Fortaleza.
Segundo Cox, na capital do Ceará a Claro alcançou taxas reais de transferência de dados de 1,2 a 1,4 megabit por segundo, quase três vezes a velocidade média de uma conexão banda larga fixa no país.
Segundo o diretor de engenharia e operações da operadora, Eduardo Moreno, nas localidades onde a rede 3G da operadora foi montada o número de antenas da tecnologia supera a quantidade de antenas que transmitem em padrão TDMA. Esse padrão é um dos primeiros sistemas de telefonia celular digital e está sendo progressivamente substituído pelos populares formatos GSM e CDMA.
Um dos primeiros serviços que poderão ser fornecidos pela rede 3G será o de videoconferência, disse Moreno, além de downloads de vídeos.
Cox afirmou que Claro vai seguir com a estratégia de oferta de celulares de graça em planos pós-pagos também na terceira geração, e que existem atualmente no país seis modelos de aparelhos 3G autorizados a funcionar pela Anatel. "Obviamente, eles já foram adquiridos (pela Claro)", disse o executivo a jornalistas durante a feira de telecomunicações Futurecom.
A Anatel informou nesta terça-feira que pretende aprovar o edital da licitação de frequências de terceira geração este mês e o leilão poderia ocorrer já em novembro.
Com a rede pronta e depois de ter pago ágios de mais de mil por cento para obter frequências 2G em algumas áreas, no leilão realizado em setembro pela Anatel, Cox afirmou que "seria estranho a Claro não querer ir para o leilão de 3G"."
Novo wiki do Mysql para brazucas visite ele aqui
Colabore, aprenda e seja livre.