Vejam como linux esta em todos os lugares, e em todos os ramos tecnológicos, este é o futuro seja livre use software livre !! Noticia obtida no IDGNow

"São Paulo - Grupo da área de Biologia montou um cluster com 12 unidades do videogame rodando Linux para fazer simulações científicas.

Pesquisadores da área de Biologia da Universidade Estadual de Campinas estão utilizando consoles PlayStation3 (PS3), da Sony, para fazer pesquisas na área de biotecnologia.

O grupo montou um cluster com 12 unidades do videogame rodando Linux para fazer simulações da interação de determinadas drogas com as membranas celulares. “A abordagem é no nível atômico e molecular, portanto são simulações que requerem muito poder de processamento”, aponta a doutora em Física Monica Pickholz.

De acordo com a pesquisadora, o poder dos consoles está no processador Cell, desenvolvido em conjunto pela IBM, pela Sony e Toshiba, e incorporado ao PS3. “O Cell é ideal para fazer este tipo de cálculo”, explica a professora.

Segundo Monica, a opção pelo cluster em PS3 foi feita por meio de um cálculo de custo-benefício - os consoles saíram mais em conta do que custariam computadores oferecendo desempenho equivalente. O preço da versão do console com 60GB (gigabytes) de HD em lojas oficiais no Brasil começa em 2,2 mil reais, em média.

O Cell traz um núcleo de processador PowerPC com capacidade de 3.2GHz - similar aos encontrados nos computadores Apple G5. Porém, esse processador funciona como um “gerenciador” de outros oito processadores dentro do chip, aumentando o seu poder.

O uso de clusteres de PlayStation3 já é comum no meio científico. A iniciativa PS3GRID, por exemplo, recruta voluntários para utilizar o tempo ocioso de consoles em rede para rodar pesquisas científicas."

Agora é só esperar para ver o preço que sera cobrado pela tecnologia, segue a matéria sobre a rede de terceira geração da claro retirada do Reuter Brasil

"A empresa de telefonia celular Claro está com sua rede de terceira geração "pronta, faltando apenas ligar", e aguarda a definição do leilão de frequências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para poder operar, disse nesta terça-feira o presidente da companhia, João Cox.

Sem revelar em que áreas a rede 3G está montada, quando a operação deve começar ou quanto a empresa gastou com os dois fornecedores, Ericsson e Huawey, Cox informou que a empresa obteve uma licença para fazer testes em Fortaleza.

Segundo Cox, na capital do Ceará a Claro alcançou taxas reais de transferência de dados de 1,2 a 1,4 megabit por segundo, quase três vezes a velocidade média de uma conexão banda larga fixa no país.

Segundo o diretor de engenharia e operações da operadora, Eduardo Moreno, nas localidades onde a rede 3G da operadora foi montada o número de antenas da tecnologia supera a quantidade de antenas que transmitem em padrão TDMA. Esse padrão é um dos primeiros sistemas de telefonia celular digital e está sendo progressivamente substituído pelos populares formatos GSM e CDMA.

Um dos primeiros serviços que poderão ser fornecidos pela rede 3G será o de videoconferência, disse Moreno, além de downloads de vídeos.

Cox afirmou que Claro vai seguir com a estratégia de oferta de celulares de graça em planos pós-pagos também na terceira geração, e que existem atualmente no país seis modelos de aparelhos 3G autorizados a funcionar pela Anatel. "Obviamente, eles já foram adquiridos (pela Claro)", disse o executivo a jornalistas durante a feira de telecomunicações Futurecom.

A Anatel informou nesta terça-feira que pretende aprovar o edital da licitação de frequências de terceira geração este mês e o leilão poderia ocorrer já em novembro.

Com a rede pronta e depois de ter pago ágios de mais de mil por cento para obter frequências 2G em algumas áreas, no leilão realizado em setembro pela Anatel, Cox afirmou que "seria estranho a Claro não querer ir para o leilão de 3G"."

Wiki MySQL-BR

Novo wiki do Mysql para brazucas visite ele aqui
Colabore, aprenda e seja livre.

Isso é bom ou ruim, infelizmente entretenimento esta no topo, poderia ser Software Livre segue a noticia do Reuters Brasil

"O Brasil bateu novamente o recorde no número de internautas residenciais: em agosto foram 19,3 milhões de usuários ativos, aumento de 4,3 por cento em relação a julho. Estudo feito pelo Ibope/NetRatings mostra também que o número de brasileiros com disponibilidade de acesso à Internet em casa é de 30,1 milhões, maior patamar da história

De acordo com o estudo, o Brasil continua a ser o país com maior tempo médio de navegação por internauta entre os 10 países monitorados pela pesquisa, com 23h28 em agosto, seguidos por Estados Unidos (20h), Alemanha (18h14), Japão (17h59) e Austrália (17h44).

Segundo o gerente de análise do Ibope, Alexandre Magalhães, o aumento no número de computadores com acesso à Internet contribuiu para a diversificação dos temas mais procurados pelos internautas.

"O forte aumento do número de computadores conectados via banda larga impulsiona a diversificação do uso da Web e ajuda a entender porque é cada vez menor a diferença entre os assuntos mais procurados e os menos procurados", observou Magalhães.

Os temas que mais cresceram no interesse do internauta em agosto estão "Entretenimento" (17,1 por cento), "Casa e Moda" (16,3 por cento) e "Automotivo" (14 por cento), atingindo respectivamente 3h05, 32 minutos e 15 minutos por usuário, aponta a pesquisa."

Personal Backup

Introdução:

A informação para as organizações e até mesmo para usuários a cada dia que passa tornam-se tão importantes quanto o próprio usuário ou sistema, o que torna a rotina de backup indispensável.
Em busca de uma ferramenta de simples gerenciamento e interface enxuta encontrei o PersonalBackup, um serviço gerenciavel via web com suporte a compartilhamentos samba e microsoft. Em contrapartida encontrei dificuldades para encontrar documentação já que no site do desenvolvedor¹as informações são bem limitadas


Instalação:

A instalação foi realizada em um Centos 5.0 com os pacotes básicos do sistema:
KDE
Xorg
Editores
Navegadores
Bibliotecas de Desenvolvimento
Ferramentas do Sistema
Após a carga do sistema iniciamos a instalação de alguns serviços:
[root@localhost]#yum install samba (versão 3.0.23c)
[root@localhost]#yum install httpd versão (versão 2.2.3)

O banco de dados PostgreSQL foi adquirido no site oficial, sua versão atual é a 8.2.4 a instalação pode ser feita da forma que achar melhor.
[root@localhost]#tar xvjf postgresql-8.2.4.tar.bz2
[root@localhost]#cd postgresql-8.2.4
[root@localhost]#./configure --prefix=/usr
[root@localhost]#make
[root@localhost]#make install

Alguns módulos do perl também são nescessarios:
[root@localhost]#perl -MCPAN -e shell
Na primeira vez que acessar este utilitário ele rodara um pequeno script de configuração solicitando algumas informações de arquivos de configurações onde na sua maioria é só confirmar o que já vem default, ao solicitar a região escolha a América do Norte e posteriormente Estados Unidos, pois essas informações serão utilizadas para a escolha do repositório. Após toda configuração ele retornara um prompt.

cpan>

Siga com a instalação dos seguintes módulos
cpan> install CGI::Session
cpan> install Date::Leapyear
cpan> install DBI
cpan> install HTML::Template
cpan> installMLDBM
cpan> install Archive::Zip
cpan> install DBD::Pg
cpan> install Net::LDAP
cpan> install Filesys::SmbClient

Neste ultimo módulo “Filesys::SmbClient” ocorrerá um erro ao realizar os testes antes da compilação. Agora você tem duas opções, ou realizar a instalação utilizando o parâmetro --force ou compilar na mão sem realizar os testes.
Entre dentro do diretório:
[root@localhost]#cd ~/.cpan/build/Filesys-SmbClient-3.1
[root@localhost]#make
[root@localhost]#make install

Concluido a instalação dos módulos nescessarios vamos a instalação do personalbackup:
[root@localhost]#tar xvzf personalbackup-1.10.orig.tar.gz
[root@localhost]#cd personalbackup-1.10
[root@localhost]#perl configure.pl

Rodando o configure.pl um assistente ajudara a configurar o arquivo de configuração do personalbackup que poderá ser alterado posteriormente, por enquanto manteremos o as configurações da forma que o script indicar

O próximo passo é configurar o PostgreSQL, antes de mais nada precisamos iniciar o postgre, por questões de segurança o postgre não pode ser iniciado pelo usuário root o que nos obriga a criar outro usuário:


[root@localhost]#useradd postgre
[root@localhost]#passwd postgre

O postgreSQL nescessita de um diretório para armazenar arquivos de configuração:
[root@localhost]#mkdir /usr/share/postgresql/data
[root@localhost]#chown postgre.postgre /usr/share/postgresql/data
[root@localhost]#su – postgre
[postgre@localhost]$initdb -D /usr/share/postgresql/data/
[postgre@localhost]$pg_ctl start -D /usr/share/postgresql/data/ > logfile 2>&1 &
Inicializando dessa forma a qualquer momento você podera verificar os logs no arquivo logfile.

Agora que iniciamos o Postgre precisamos criar um usuario no banco e associa-lo a base personalbackup:
[postgre@localhost]$createuser -A -D -P -E pbuser
[postgre@localhost]$createdb -O pbuser personalbackup

O próximo passo é importar a base de dados do personalbackup, dentro do diretório em personalbackup-1.10 encontramos 3 arquivos que foram gerados durante a configuração do personal backup, são eles 'database.sql' 'personalbackup.conf' personalbackup.apache' 'personalbackup.logrotate'.
Copiaremos o arquivo database.sql para o diretório home do usuario postgre
[root@localhost]#cp database.sql /home/postgre/
[root@localhost]#chown postgre.postgre /home/postgre/database.sql

[postgre@localhost]$psql -W -U pbuser personalbackup < database.sql
Com a base importada vamos alterar o arquivo do httpd que normalmente fica no /etc/httpd/conf/hhtpd.conf e acrescentar o conteudo do arquivo personalbackup.apache na seção de alias. Possivelmente precisaremos alterar o nome do alias, faça isso da forma que achar melhor.
Certifique que o seu servidor http esteje rodando e coloque-o para iniciazar juntamente com o PostgreSQL nos scripts de inicialização de seu sistema !!
Acesse pelo seu browser o endereço de IP de sua maquina, e configure os hosts que deverão ser backupeados e seus respectivos diretórios, no primeiro acesso utilize o usuario 'admin' e a senha 'admin' para acessar a interface de gerenciamento! Sua interface simples, dispensa qualquer explicação.

Conclusão:

Não é necessario uma máquina robusta e nem mesmo a utilização de um monitor para a utilização de um servidor de backup em sua rede, dessa forma podemos fazer backups de nossos documentos em uma rede doméstica ou em uma pequena empresa sem correr o risco de perdermos algum documento valioso.